É comum as pessoas ficarem com dúvidas quando sentem que é hora de abrir seu CNPJ, também é comum, muitas vezes por uma urgência de um novo possível cliente ou fornecedor, abrir o CNPJ sem análise prévia para identificar que tipo de pessoa jurídica criar, seria um MEI, uma ME ou uma EPP?

Se você se encontra nesse momento, preparamos uma pequena lista para te ajudar nesse importante passo: criar sua Pessoa Jurídica.

  1. Atividades:

Detalhe quais atividades seu negócio irá exercer ou que você já exerça informalmente, quanto mais detalhado estiver, melhor a contabilidade que você consultar conseguirá te orientar quais as melhores alternativas, seja o tipo de Pessoa Jurídica, seja a forma de cálculo dos impostos.

  1. Despesas:

Detalhe as despesas que terá ou já possui, caso seu negócio já esteja funcionando informalmente.

  1. Faturamento:

Faça uma previsão de faturamento mensal ou qual o faturamento já realizado, ou seja, qual o valor bruto da sua Receita.

  1. Sócios:

Defina se haverá mais sócios ou será somente você.

  1. Empregados:

Defina se haverá registro de empregado e qual a quantidade pretendida, se inicialmente será somente você ou em quanto tempo precisará contratar seu primeiro ou primeiros empregados.

Com essas informações básicas e bem detalhadas, você será orientado de maneira mais assertiva, será possível te orientar se poderá iniciar como MEI ou se precisará iniciar com portes mais avançados para melhor enquadramento e atendimento das necessidades do seu negócio, como ME ou EPP.

Então não se acanhe em detalhar todas as informações, procure uma assessoria contábil e boa sorte nos novos passos!

Continue conversando conosco:

WhatsApp